UFF Rio das Ostras e a Creche Municipal Maria Rosa Ribeiro Pinheiro promoveram Oficina de saboaria natural
Com o propósito de reforçar a importância da agroecologia para a saúde e o meio ambiente, o Campus UFF de Rio das Ostras e a Creche Municipal Maria Rosa Ribeiro Pinheiro – Creche Tia Didi, localizada no bairro Âncora de Rio das Ostras, promoveram na quarta-feira, dia 10 de maio, uma oficina de saboaria natural como parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE).
Pais, mães e responsáveis de crianças matriculadas participaram da atividade, que contou com a parceria da equipe da Estratégia de Saúde da Família do bairro Âncora e membros dos projetos de extensão “Semeando Agroecologia no campo e na cidade” e “Mulheres da Terra que cuidam e curam” da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Rio das Ostras.
A intenção da oficina foi discutir a importante relação entre saúde e natureza a partir da agroecologia. A reutilização do óleo de fritura para fazer sabão, além de ajudar o meio ambiente ao evitar a poluição e descarte desnecessário de um produto ainda útil, também pode promover a economia doméstica e gerar renda.
As professoras da UFF-Rio das Ostras, Hayda Alves e Suenya Santos, destacaram a importância da iniciativa e enfatizaram que cuidar do meio ambiente é cuidar da saúde.
Também contribuíram com a atividade estudantes dos Cursos de Serviço Social e Enfermagem envolvidos em atividades de extensão e pesquisa, Laila Abreu Pereira, Alex Moreira Franklin e Gabriele da Silva Lopes.
As enfermeiras Rebbeca Tota e Graciete Dutra, da Estratégia de Saúde da Família Âncora – que desenvolvem práticas de assistência à saúde e atividades educativas junto à população do Âncora, ressaltam a relevância da atividade e das parcerias com a UFF para construir ações que beneficiem a saúde da população.